“O futuro é privado.”

posted in: Empreendedorismo | 0

Essa foi à frase dita pelo CEO do Facebook – Mark Zuckerberg, na conferência anual de desenvolvedores do Facebook – a F8, realizada entre os dias 30 e 01 de maio de 2019.

Você ficou surpreso? Eu particularmente, não. Afinal, nos últimos 2 anos o Facebook está sendo alvo de escândalos devido a vazamento de dados e outras brechas de segurança que fizeram bilhões de usuários do aplicativo se sentirem inseguros e violados.

Outras consequências da falta de segurança de dados foram às ações judiciais, pagamento de multas e queda das ações da empresa, nesse período.

Mas enfim, o que a F8 trouxe de novo, além da frase de Mark?

Você já deve ter lido (ou está lendo agora) artigos falando das novidades (polêmicas ou não) que serão lançadas para o Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp para os próximos meses.

Mas o que teremos de novidades?

Instagram

1. Quantidade de curtidas ocultadas

Talvez essa seja a novidade mais polêmica noticiada. Uma vez que a quantidade de likes é uma aprovação social, com relação ao que foi postado. É uma validação do quão bom foi sua foto, vídeo ou campanha. E quantas pessoas foram impactadas com ela.

A funcionalidade está sendo testada no Canadá. E o dado é ocultado dos usuários, mas não do dono da foto ou vídeo.

De acordo com a empresa, eles querem que os usuários “se concentrem nas fotos e nos vídeos que compartilham, e não em quantas curtidas eles ganham”.

2. Create Mode

Uma atualização na interface da câmera irá permitir aos usuários que crie um storie do zero de forma mais amigável e contará com todos os recursos já disponíveis hoje em dia: textos, enquetes, GIFs e demais stickers

3. Vendas

A funcionalidade de vendas já está disponível para os perfis comerciais. A novidade é que ela será liberada para as figuras públicas, influenciadores, artistas ou celebridades para que coloquem tags de compras em suas fotos. Por enquanto, a empresa começará a testar as tags com “um pequeno grupo de influenciadores”. Mosseri não deixou claro como os usuários poderão usar recurso futuramente.

4. Arrecadação de doações

Nos stories será possível as pessoas arrecadarem dinheiro para organizações sem fins lucrativos como Black Girls Code, Malala Fund, GLAAD e The Nature Conservancy. Além disso, o usuário poderá acompanhar em tempo real a quantia arrecadada.

5. Privacidade e Comunicação Não Violenta

Visando a nova diretriz “o futuro é privado”, outras funcionalidades foram anunciadas:

  • O recurso nudge: alertará o usuário se ele estiver prestes a comentar algo em tom agressivo.
  • O recurso away: permitirá que o usuário coloque o Instagram em um modo inativo enquanto estiver passando por um momento agitado.
  • Recurso de limitar interação: concederá ao usuário a possibilidade de limitar com quais pessoas deseja interagir, sem precisar bloqueá-las.

Messenger

O Messenger foi um dos holofotes no F8. A novidade é uma interface totalmente repaginada, com criptografia, uma versão desktop completa e a visualização dos stories de seus contatos mais próximos no Messenger.

E não para por aí, para as empresas será disponibilizado um novo tipo de anúncio que redirecionará os usuários para um questionário, acelerando o processo de conversão. E passa a ser possível, também, fazer agendamentos diretamente da conversa.

Facebook

É hora de dar tchau, para o tom azul do Facebook. A nova interface será quase toda branca, deixando o aplicativo mais clean.

Além do mais, os grupos terão mais destaque no News Feed, também seguindo a linha do foco na privacidade.

Mas a novidade mesmo está no Facebook Dating, isso mesmo o novo Tinder e Happn do momento. Além do Brasil, 14 países terão o recurso chamado “Secret Crush“, que faz exatamente o que o que nome diz: você pode criar uma lista secreta de crushs com base em seus amigos do Facebook e caso eles criem uma lista e coloquem o seu nome, os dois serão alertados sobre o match, abrindo uma comunicação no dating.

WhatsApp

Mesmo com as mudanças do Messenger, a ideia não é abandonar o WhatsApp, e suas mudanças serão bem singelas.

As pequenas empresas terão um recurso onde o usuário poderá ver um catálogo de produtos quando estiver se comunicando com uma marca no aplicativo.

E nas videochamadas os usuários poderão contar com o suporte do alto-falante do Facebook e Portal e serão criptografadas.

Headsets Oculus Rift S e Oculus Quest 

Anunciada a abertura da pré-venda dos headsets de realidade virtual Oculus Quest e o Oculus Rift S.

O Rift S acompanha câmeras embutidas no próprio headset e um sensor para mãos, para o uso no PC.

Já o Oculus Quest, que não precisa estar conectado a um computador, e por isso é independente, conta com quatro câmeras externas.

Ambos serão vendidos por US$ 399 com início dos envios para 21 de maio em 23 países. Mas a venda ainda não está prevista para o Brasil.

Finalmente… acabamos de listar as novidades divulgadas no F8.

Se será um avanço no “futuro privado” eu ainda prefiro não afirmar, mas notamos muitos traços e ajustes voltados para a segurança dos dados, e um reposicionamento da marca que busca conquistar novamente a confiança dos usuários. Mirelly Nogueira

Quer saber sobre os novos artigos, receber e-books e compartilhar mais conhecimentos? Se inscreva!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *